Raças de pêlos longos (Porquinho da India)
- blogdosbichos
- 25 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Peruano de pêlo longo: Os peruanos eles são considerados a raça mais bela. Seus pelos longos crescem da cabecinha para trás, porém possuem duas rosetas posicionadas simetricamente nas ancas, o que faz que os pelos caia em direção a sua cabeça. Eles tem uma espécie de "franja" que cai sobre seu rostinho. Ele requer muitos cuidados constante com seus pêlos, incluindo escovar e aparar regularmente.
Coronet: Tem os pêlos lisos, compridos e com uma típica coroa na cabeça. O pêlo do seu rostinho é curtinho, mas pode ter bochechas com barbas. Ele tem um temperamento ativo e é muito dócil
Sheltie: Pêlos longos e lisos, sem rosetas. O pêlo da cabeça acompanha o resto do seu corpinho e não formando franjas. É uma raça considerada base para todas as outras raças. Tem um temperamento ativo e muito dócil.
Alpaca: Pêlos compridos e enrroladinhos e duas rosetas nas costas com uma belissíma franja. Está raça ela é originatária da Inglaterra. Os primeiros exemplares da raça já estão nascendo no Brasil (êee). Tem um temperamento muito tranquilo, silêncioso e muito dócil.
Texel: Pêlos compridos e encaracolados, mas sem rosetas. Os bigodinhos são encaracolados. O pêlo do peito é encaracolado. No rostinho o pêlo é encaracolado. Tudo encaracolado (haha fofos). Bons caracois no peito quando o animal é jovem, indicam um exemplar de boa qualidade quando adulto. A mutação responsável pelos cachinhos é recessiva. Já existem alguns exemplares se reproduzindo no Brasil.
Merino: Os Merinos são originários do cruzamento de Coronet com Texel. Tem os pêlos cumpridinhos e encaracolados do Texel e a coroa do Coronet. E já estão começando a nascer no Brasil.
Lunkarya: Essa raça teve origem na Suécia (1986) onde o primeiro porquinho com a nova mutação foi descoberto. É Brasilma, raça muito semehante ao Texel, mas nesse caso, a mutação responsável pelos pelinhos encaracolhados é dominante. Essa raça, infelizmente ainda não existe no Brasil.
Angorá: A raça de pêlos semi-longos, com rosetas pelo corpinho. As rosetas devem estar sempre posicionadas simetricamente. Por que? Por que o pêlo não deve ser mais longo que a distância ao chão. Tem pêlo curto na cabeça, barriguinha, patas e traseiro e parte de pêlos longos nas costas. Bastante comuns no Brasil, mas não é uma raça reconhecida oficialmente. Eu tenho um e ela é meu xodó.
Mohair: Com originário do cruzamento de Angorá com Texel. Com pêlos semi-longos, com rosetas pelo corpo todo e pêlos encaracolados. Não é uma raça reconhecida oficialmente.

Comentários